01 outubro, 2008

Até onde vale a pena



Então meu povo, estava eu pensando esses dias, até onde vale a pena um profissional freelancer se sacrificar para ganhar um $$ extra.

Se vc é o tipo de cara que tem um emprego, cursa faculdade, tem familia, sustenta a casa, ou todos juntos, vc com certeza vai querer um $ extra no fim do mês, porém será que realmente vale a pena? Muitos trabalhos fora da sua grade normal lhe renderão algumas noites sem dormir, no caso de um freelancer doméstico, pior ainda se tiver que ir ao local do trabalho para faze-lo, obrigando-lhe a desmarcar compromissos ou até perder aquela prova de “ergonomia de sapatos infantis” da sua faculdade de moda. Bem para isso não se tem uma resposta concreta, na verdade tudo gira em torno de quanto “money” vc vai fazer, mas é ai que começam os problemas, se vc está ganhando muito por um trabalho talvez compense, ou se aquele é o trabalho da sua vida que vai alavancar sua carreira de forma nababesca, sim, vale a pena, mas os maiores problemas surgem com trabalhos rotineiros, aqules que vc está acostumado a fazer no seu emprego que não vão lhe render portifólio e nem uma soma tão grande de valores.

Quando surgem esses trabalhos são sempre propostas simples, que vão ser executados em um único dia, e que, seu cliente insiste em dizer, “não é nada de mais” e “terão outros como esse” com uma conotação de campanha politica de um vereador prestes a ser cassado que tenta a recandidatura, quase sempre acabam se tornando trabalhos que duram semanas e geram muito estresse, principalmente quando depois de iniciado o projeto vc descobre que seu cliente nunca viu aquilo na vida e não entende nada. Nesse caso vc se verá fazendo milhares de modificações desnecessárias a cada vez que o seu cliente visualiza o trabalho, modificando-o de acordo com seu humor e bel prazer, podendo atrazar o projeto que seria simples, em semanas e até mesmo meses.

É meus caros leitores, a vida é uma caixinha de surpresas, então para se protegerem desse tipo de “problemas”, sempre trabalhem com um contrato, redijam um contrato e façam seu cliente assinar, dessa forma vc se protege contra os projetos eternos e principalmente mal-carater, e não tenham medo de lidar com clientes, se eles gostarem de seus trabalhos eles vào lhe chamar, mas o principal é lembrar que em um freelancer vc não tem nada a perder, se vc não ficar com o trabalho, em sua rotina nada muda.

Sempre façam o balanço de custo e benefício de um trabalho, lembrem-se que conhecimento é um material insusbstituivel, e nada de “quer pagar quanto” vc sabe quanto vale seu trabalho e seu tempo, e antão vejam BEM se vale a pena.

Nenhum comentário: